Guaçatom e o Centro Juvenil da AFCF

Semana passada eu revisitei a Associação Filantrópica Criança Feliz, em Caucaia do Alto (Cotia-SP), lugar onde passei boa parte da vida.

Dos 14 aos 19 anos fiz parte do Guaçatom*, grupo musical regido pela super Isa Uehara. O grupo tem um trabalho de musicalização incrível, tendo como repertório nomes como Pixinguinha, Villa Lobos, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, entre outros, e trabalhando com ritmos como maracatu, samba, frevo, além de percussão corporal, pesquisas em objetos sonoros, enfim… o grupo é algo que sem dúvidas todos deviam conhecer.

As crianças do Centro Juvenil + Guaçatom fizeram um recital de final de ano (em breve postarei um vídeo) e a proposta foi produzir um mural com as informações do repertório.

O mais bonito de ter me envolvido nesse trabalho foi poder contar com a criação, as ideias e o entusiasmo das crianças. O processo criativo foi muito fluido. A partir da direção das várias ideias que eles me apresentavam, fomos produzindo os desenhos do mural:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

*O nome Guaçatom tem origem numa planta chamada Guaçatonga, que possui muitas características fitoterápicas e fortes raízes laterais (uma boa metáfora para o trabalho desenvolvido no grupo) 🙂

Anúncios